top of page
  • Magnum Foletto

Simplificando: Os 7 hábitos das famílias altamente eficazes

Estratégia é fundamental para atingir os objetivos, e as pessoas organizadas geralmente traçam estratégias para boa parte das coisas na vida, e geralmente esquecem de traçar suas estratégias para que os relacionamentos familiares sejam bem sucedidos

Para viver bem em família é preciso aprender e lidar com vários tipos de personalidades, objetivos pessoais e também a individualidade de cada um.

Alguns hábitos que resumem as estratégicas para ser bem sucedido com sua família: (adaptado do artigo https://www.familia.com.br/7-habitos-das-familias-altamente-felizes/)


1- Desfrutar o máximo de tempo juntos

A qualidade do tempo em família é fundamental, pois o bom convívio cria e amplia os laços afetivos. Apreciar pequenos prazeres, cultivar momentos de alegria, criar entretenimentos e pensar em formas de passar bons momentos juntos garantem a união e o apreço familiar.

2- Disciplinar com afetividade

A família detém a grande responsabilidade de educar almas, principalmente em relação às crianças, mas também os adultos se aperfeiçoam pelo convívio. E, para tanto, a disciplina é fundamental, pois é na família que se aprende a respeitar limites. A disciplina com afetividade cumpre o papel de edificação da harmonia tão importante para as relações.

3- Construir escudo de proteção

Famílias felizes desenvolvem o hábito de se proteger contra influências negativas externas, através do diálogo e da confiança. Assim, conversam e trocam impressões sobre assuntos que possam trazer problemas familiares ou, de alguma forma, prejudicar alguém. O lema é: “Um por todos e todos por um”. E isso inclui fortalecer os laços familiares para superar as influências destrutivas da sociedade; todos os assuntos são tratados em conjunto, com clareza e objetividade.

4- Elogiar com frequência

É natural nas famílias bem sucedidas que todos estejam atentos às coisas boas da vida em convívio, tendo grande prazer nisso. Valorizar cada membro, dando ênfase às qualidades. Esta admiração sincera dos familiares e demonstrações afetivamente o quanto são importantes é um hábito que provoca grande alegria. Quem não gosta de se sentir valorizado? A admiração pode transformar relacionamentos e tornar os familiares mais unidos e felizes.

5- Escutar com atenção

Escutar com respeito e consideração é uma estratégia muito interessante que facilita a comunicação, provocando a compreensão de todos. Quem escuta com atenção e carinho tem maiores chances de estabelecer acordos e negociações em favor da paz familiar. Escutar com empatia é a forma mais eficaz de dissolver conflitos e estabelecer a harmonia e felicidade no lar.

6- Participar de atividades espirituais

Muito importante para a felicidade familiar é a união em torno de atividades voltadas à espiritualidade. O senso espiritual deve estar presente especialmente no lar, onde a criança aprenderá que a espiritualidade deve ser vivida dando sentido ao longo da sua vida.

7- Conjugar em atos o verbo amar

O amor promove a paz, a harmonia e a felicidade familiar, mas é preciso demonstrá-lo em ações diárias através de palavras e, essencialmente, de ações. Assim, amar é a estratégia mais perfeita para os relacionamentos familiares felizes.


O bom convívio familiar é de grande importância para o ser humano, criar hábitos saudáveis é o caminho para estabelecer o bem-estar no lar.


Conferindo o livro do renomado e falecido Stephen Covey, escritor que deixou legado com seus títulos sobre hábitos, também descorreu sua pesquisa sobre ‘Os 7 Hábitos das Famílias Altamente Eficazes’, demonstra que fundamentar uma família bem estruturada não é questão de natureza ou sorte, mas de opção; e trata de assuntos: Como ter um tempo de qualidade para a família quando o pai e a mãe trabalham fora; Como disciplinar sem punir; Como fortalecer a família para que ela supere as influências destrutivas da sociedade; O que fazer ao perceber que se está perdendo um dos filhos.


Veja a abordagem de Stephen:

1. Seja proativo: que consiste na habilidade de agir com base em princípios e valores, em vez de reagir pelas emoções e circunstâncias, tornando-se o agente de mudança em sua família. 

a) Praticando a generosidade b) Pedindo desculpas c) Mantendo-se leal aos ausentes

d) Fazendo e cumprindo promessas e) Perdoando

2. Comece com um objetivo em mente: desenvolvendo uma declaração da missão ou projeto familiar.

3. Primeiro o mais importante: fazendo da família uma prioridade num mundo conturbado.

4. Pense GANHA / GANHA – mudando do “eu” para “nós”.

5. Procure compreender para ser compreendido: resolvendo problemas familiares por meio da comunicação empática.

6. Crie sinergia: celebrando as diferenças para solidificar a união familiar.

7. Afine o instrumento: renovando o espírito familiar por muitos meios…

bottom of page